O crédito ao consumo é um dos principais responsáveis pelo avanço da economia no país, aumentando o poder de compra e movimentando o mercado.

Crédito ao Consumo, o papel no crédito no crescimento econômico

Para o crescimento econômico do país o credito comercial ou ao consumo, disponibilizado pelos bancos é e extrema importância, pois ele dá as pessoas possibilidade de compra, que movimenta o comércio, ou então oferece aos micro e pequenos empresários a possibilidade de ter um capital, abrir uma empresa, e assim contratar funcionários que assim poderão consumir, ou seja, é uma cadeia de benefícios ao crescimento econômico do país.

E nos últimos vinte anos a situação financeira do país tem melhorado relativamente bem, a inflação está estável e os bancos conseguiram aumentar o número de credito ao consumo liberado como: crédito pessoal, empresarial, rural, financiamento de carro e casa própria oferecido a seus clientes.

Crédito ao Consumo

E não é só o número de empréstimos que aumentou a demanda do consumidor por créditos consumo também cresceu. Só no primeiro trimestre deste ano o número de pessoas que procura credito consumo subiu 12,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. E o ranking de renda que mais procura crédito é o das pessoas com renda de até R$500 por mês e a região que mais busca é a nordeste.

Segundo as instituições financeiras o credito ao consumo pessoal é o mais procurado e o que mais movimenta a economia. Neles as opções que se enquadram e que são as mais procuradas é aquisição de veículos, casa própria, cartão de crédito e crédito consignado, porque as instituições financeiras decidiram alongar os prazos para quitação da divida.

O credito comercial voltado às pequenas, médias e grandes empresas também tem um retorno muito bom para a economia do país, como exemplo, pode-se citar a criação de novos empregos. Geralmente os empresários buscam capital para abrir uma empresa, para compra de um equipamento, para reforma, ou para aumentar o capital de giro.

Porém este tipo de empréstimo empresarial é visto com receio por alguns bancos e economistas, por mais que ele altere a economia de mercado ao criar novos empregos, ele é um credito comercial de maior risco. Por isso, antes de ser liberado o empréstimo para a empresa, o banco realiza um mapa e uma análise de risco sobre os riscos que a empresa oferece.

Crédito Guia - www.creditoguia.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.